Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado clínico de enfermagem em saúde mental: reflexões sobre a prática do enfermeiro / Cuidados de enfermería clínica en salud mental: reflexiones sobre una enfermera practica / Clinical care nursing in mental health: reflections on a practice nurse

Almeida, Arisa Nara Saldanha de; Feitosa, Rúbia Mara Maia; Boesmans, Emilie Fonteles; Silveira, Lia Carneiro.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(1): 213-231, jan.-mar. 2014.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-706425

Objetivo:

Compreender como o cuidado clínico em enfermagem pode ser desenvolvido em uma perspectiva que considere a pessoa em sofrimento psíquico como sujeito dessa prática.

Método:

Trabalho resultado da oficina com 17 enfermeiros que atuam no Centro de Atenção Psicossocial de Fortaleza/CE.

Resultados:

Mediante análise das falas dos enfermeiros na oficina, chegamos à elaboração das seguintes categorias De que sujeito se trata? Sujeito e Escuta e a Escuta de quem cuida. A oficina permitiu que os enfermeiros se aproximassem de outros referenciais teóricos e metodológicos que conceituam o sujeito para além do cartesiano como, por exemplo, o referencial da psicanálise, possibilitando que o enfermeiro reconheça que o processo de cuidar é complexo e demanda ações pautadas na singularidade de cada sujeito.

Conclusão:

A psicanálise surge como ferramenta teórica que pode contribuir com o enfermeiro nessa empreitada, pois constrói um espaço de escuta, cujo saber é suposto ao sujeito que fala.
Biblioteca responsável: BR1208.1