Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O cotidiano de adultos e idosos após a revascularização miocárdica / El cotidiano de adultos y ancianos después de la revascularización miocárdica / The daily life of adults and elderly after myocardial revascularization

Maldaner, Claudia Regina; Beuter, Margrid; Jacobi, Caren da Silva; Roso, Camila Castro; Mistura, Claudelí; Seiffert, Margot Agathe.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(1): 62-73, jan.-mar. 2014. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-706449

Objetivo:

Descrever as evidências sobre as necessidades de cuidado e fatores que influenciam no cotidiano dos pacientes após a cirurgia de revascularização miocárdica.

Método:

Revisão integrativa da literatura, com coleta dos dados nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online utilizando os descritores "revascularização miocárdica” and “alta do paciente” or “atividades cotidianas” or “reabilitação” or “ajustamento social”, em janeiro de 2013. Foram analisados 12 artigos que constituíram o corpus do estudo.

Resultados:

Os resultados apontam que o dia-a-dia após cirurgia inclui a necessidade de mudanças no estilo de vida. As repercussões negativas da revascularização miocárdica incluem a ansiedade, depressão e acompanhamento médico e os fatores positivos a diminuição dos sintomas anginosos.

Conclusão:

Conclui-se que há carência de intervenções dos profissionais de enfermagem que contribuam na qualidade de vida dos indivíduos revascularizados, incentivando a autonomia na reconstrução da identidade.
Biblioteca responsável: BR1208.1