Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de puérperas sobre o atendimento pré-natal na atenção primária de saúde / Social representations of postpartum women on prenatal care in primary health care

Guerreiro, Eryjosy Marculino; Rodrigues, Dafne Paiva; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Ferreira, Márcia de Assunção; Rodrigues, Ivana Rios; Melo, Laura Pinto Torres de.
Rev. RENE ; 14(5)2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-706483
Objetivou-se apreender as representações sociais de puérperas sobre o atendimento pré-natal na atenção primária de saúde. Estudo descritivo, qualitativo, norteado pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em nove Centros de Saúde da Família, em Fortaleza, Ceará, Brasil, de maio a julho de 2012. Participaram 31 puérperas, por meio de entrevista semiestruturada. Estas foram gravadas, transcritas na íntegra e processadas através do software ALCESTE - versão 2010. Os resultados observados na análise lexical das entrevistas revelaram a distribuição dos conteúdos em quatro classes. Exploraram-se neste estudo as classes 4 e 1, que tratam do atendimento no pré-natal. As representações sociais das usuárias sobre o pré-natal estão ancoradas na dimensão protocolar e na dimensão socioeducativa. Faz-se necessária a implantação e a manutenção de atividades para o compartilhamento de saberes e de interação entre as usuária.
Biblioteca responsável: BR6.1