Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussão de quedas em idosos: análise dos fatores de risco / Impact of a fall in the elderly: an analysis of the risk factors

Lima, Deivson Wendell da Costa; Cruz, Alyne Mara Maia; Morais, Fabíola Maria Pitombeira de; Torres, Arthur Dyego de Morais; Freitas, Maria Célia de.
Rev Rene (Online) ; 14(5): 929-937, 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-706486
Objetivou-se identificar os fatores de risco relacionados às quedas em idosos, que repercutem em sua qualidade de vida. Estudo descritivo, transversal. Foi usado formulário para coletar os dados de idosos do grupo de convivência de Russas-CE, no período de agosto a dezembro de 2011. Os dados foram inseridos em planilhas eletrônicas, analisados pela estatística descritiva e submetidos aos testes de odds ratio e qui-quadrado com nível de significância p<0,05. Os resultados apontam alta prevalência de quedas em idosos, principalmente do sexo feminino (OR14,636; IC- 2,82-75,954). Os fatores intrínsecos significantes foram os problemas de audição (p=0,02) e problemas nos pés (p=0,01). Os fatores extrínsecos relevantes foram degraus na porta (17%), tendo como consequência fraturas no membro superior (69%), morbidades (41%) e queixas psíquicas (70%). Diante disso, é necessário o desenvolvimento de ações de prevenção e de reabilitação, que garantam uma melhor qualidade de vida aos idosos.
Biblioteca responsável: BR6.1