Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A contribuição do acompanhante para a humanização do parto e nascimento: percepções de puérperas / La contribución del acompañante para la humanización del parto y nacimiento: percepciones de mujeres después del parto / The contribution of the companion to the humanization of delivery and birth: perceptions of puerperal women

Dodou, Hilana Dayana; Rodrigues, Dafne Paiva; Guerreiro, Eryjosy Marculino; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Lago, Pamela Nery do; Mesquita, Nayara Sousa de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(2): 262-269, Apr-Jun/2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-709660
O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do acompanhante durante o parto e o nascimento, na perspectiva de puérperas.

Métodos:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado em hospital público de nível secundário em Fortaleza-Ceará, com 20 puérperas. A coleta de dados ocorreu entre maio e junho de 2012, por meio de entrevista semiestruturada gravada. As falas foram organizadas e analisadas com base na análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

A presença do acompanhante promove confiança e segurança no momento do parto, além de ser uma fonte de apoio e força, capaz de amenizar a dor e a sensação de solidão e gerar bem-estar emocional e físico.

Conclusão:

O cuidado proporcionado pelos acompanhantes contribuiu para a humanização do parto e nascimento, como também trouxe conforto, calma e segurança, aliviando a tensão das parturientes. .
Biblioteca responsável: BR442.1