Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Referenciais teóricos que norteiam a prática de enfermagem em saúde mental / Los referenciales teóricos que orientan la práctica de la enfermería en salud mental / Theoretical references that guide nursing practice in mental health

Lima, Deivson Wendell da Costa; Silveira, Lia Carneiro; Vieira, Alcivan Nunes; Cunha, Bruna Moreira Camarotti da; Almeida, Arisa Nara Saldanha de; Guerreiro, Eryjosy Marculino.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(2): 336-342, Apr-Jun/2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-709662
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os referenciais teóricos que norteiam a prática clínica de enfermagem em saúde mental.

MÉTODOS:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza/CE. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin.

RESULTADOS:

Emergiram cinco categorias que apontam os referenciais teóricos que norteiam a prática clínica dos enfermeiros: referencial das teorias de enfermagem; referencial biomédico; referencial das práticas alternativas; referencial da política de redução de danos; e o referencial da psicanálise.

CONCLUSÃO:

Identificou-se que a prática profissional da maioria dos entrevistados era norteada por mais de um desses referenciais; embora alguns apresentassem contradições entre si, isso não era percebido pelos sujeitos. Esses referenciais, em alguns momentos, eram aplicados apenas formalmente, sem o propósito de acolhimento do sujeito em sofrimento psíquico e suas demandas de cuidado. .
Biblioteca responsável: BR442.1