Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Molecular charatterization of influenza b virus outbreak on a cruise ship in Brazil 2012 / Caracterização molecular de surto de vírus influenza B em cruzeiro marítimo no Brasil 2012

Borborema, Samanta Etel Treiger; Silva, Daniela Bernardes Borges da; Silva, Kátia Corrêa Oliveira; Pinho, Margarete Aparecida Benega; Curti, Suely Pires; Paiva, Terezinha Maria de; Santos, Cecília Luiza Simões.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 56(3): 185-189, May-Jun/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-710411
Em fevereiro de 2012, durante a temporada de verão no Brasil, um surto de doença respiratória ocorreu no navio de cruzeiro MSC Armonia. Mulher de 31 anos, membro da tripulação, foi internada com insuficiência respiratória e morreu. Com o objetivo de estudar a etiologia da doença foram investigadas necrópsia de tecido do caso fatal e secreções respiratórias de 13 passageiros e membros da tripulação com sintomas respiratórios. O teste de influenza por RT-PCR em tempo real foi realizado e o gene completo da hemaglutinina (HA) das amostras positivas foi sequenciado. O vírus influenza B foi detectado em sete indivíduos, sugerindo-o como a causa do surto de doença respiratória a bordo do navio. A análise da sequência do gene da HA indicou que os vírus estão fortemente relacionados com o vírus B/Brisbane/60/2008, linhagem Victoria, componente da vacina de influenza para 2011-2012 no hemisfério sul. Uma vez que a composição da vacina foi alterada para uso na temporada de 2012-2013, é essencial a vigilância ativa dos vírus circulantes em todo o mundo. A análise molecular é uma ferramenta importante para caracterização do patógeno responsável pelo surto. Além disso, a vigilância de doenças baseada em dados laboratoriais contribui para as medidas de controle da influenza, uma doença imunoprevinível.
Biblioteca responsável: BR1.1