Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Limited activity and social participation after hospital discharge from leprosy treatment in a hyperendemic area in north Brazil / Pós-alta de hanseníase: limitação de atividade e participação social em área hiperendêmica do Norte do Brasil

Monteiro, Lorena Dias; Alencar, Carlos Henrique; Barbosa, Jaqueline Caracas; Novaes, Candice Cristiane Barros Santana; Silva, Rita de Cássia Pereira da; Heukelbach, Jorg.
Rev. bras. epidemiol ; 17(1): 91-104, 03/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-711254

INTRODUÇÃO:

Os danos neurais estão entre os principais fatores que contribuem para incapacidade física na hanseníase, então é necessário monitoramento sistematizado desses pacientes com abordagem ampla nos aspectos físicos, psicológicos e sociais.

OBJETIVO:

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a limitação de atividade e participação social e sua correlação com incapacidades e/ou deficiências nas pessoas em pós-alta da poliquimioterapia para hanseníase.

MÉTODO:

Foi conduzido um estudo transversal no município de Araguaína, Tocantins, hiperendêmico para hanseníase. Avaliaram-se casos novos em alta por cura de janeiro de 2004 a dezembro de 2009, com realização de exame dermatoneurológico e análise da limitação funcional, de atividade e de restrição à participação social.

RESULTADOS:

Foram entrevistadas e avaliadas 282 pessoas (média de idade 45,8 anos). As formas clínicas paucibacilares foram mais frequentes (170 pessoas; 60,3%). O escore olho, mão e variou de 0 a 12 (média 0,7). Um total de 84 (29,8%) pessoas apresentou limitação de atividade. A leve restrição à participação social foi mais frequente em 18 (6,3%) casos. Houve correlação estatisticamente significante da limitação de atividade com idade mais avançada (r = 0,40; p < 0,0001) e com o grau da limitação funcional (r = 0,54; p < 0,0001), e da restrição à participação social com a limitação de atividade (r = 0,56; p < 0,0001) e com a limitação funcional (r = 0,54; p < 0,0001).

CONCLUSÃO:

A limitação funcional teve impacto sobre a realização de atividades e participação social das pessoas em alta ...
Biblioteca responsável: BR1.1