Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida no trabalho: repercussões para a saúde do trabalhador de enfermagem de terapia intensiva / La calidad de vida en el trabajo: repercusiones para la salud del trabajador de enfermería de cuidados intensivos / Quality of work life: repercussions for the health of nursing worker in intensive care

Ramos, Érica Lima; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Pires, Ariane da Silva; Santos, Déborah Machado dos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(2): 571-583, abr.-jun. 2014.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-712329

Objetivo:

Caracterizar as situações que favorecem ou interferem na Qualidade de Vida no Trabalho de enfermagem em terapia intensiva e analisar as repercussões da Qualidade de Vida no Trabalho na saúde do trabalhador de enfermagem da terapia intensiva.

Método:

Pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida em um hospital da rede privada do Município do Rio de Janeiro. Sujeitos 15 profissionais de enfermagem, o período de coleta de dados foi julho de 2008. O instrumento utilizado foi à entrevista semiestruturada. A análise dos dados deu-se através da análise temática de conteúdo.

Resultados:

Os resultados demonstraram que, dentro da instituição, existem cargas de trabalho que provocam o desgaste físico e mental. Conclui-se que esta situação acaba gerando conflitos de sentimentos e repercussões na saúde do trabalhador sob forma de estresse e dores no corpo.
Biblioteca responsável: BR1208.1