Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desconfortos Relatados Pelos Pacientes Após Cateterismo Cardíaco Pelas Vias Femoral ou Radial / Discomfort Reported by Patients After Cardiac Catheterization Using the Femoral or Radial Approaches

Piva, Caroline Dal; Vaz, Eliane; Moraes, Maria Antonieta; Goldmeyer, Silvia; Linch, Graciele Fernanda da Costa; Souza, Emiliane Nogueira de.
Rev. bras. cardiol. invasiva ; 22(1): 36-40, Jan-Mar/2014. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-712744

Introdução:

Queixas são frequentes por parte dos pacientes submetidos a procedimentos invasivos percutâneos. Nosso objetivo foi verificar os desconfortos de pacientes submetidos a cateterismo cardíaco pelas vias femoral e radial.

Métodos:

Estudo transversal, com amostra não probabilística de adultos submetidos a cateterismo. Os dados foram coletados por meio de questionário.

Resultados:

Foram estudados 228 pacientes, sendo 205 que realizaram procedimento pela via femoral e 23 pela radial. Em todos os pacientes, foi utilizado o introdutor arterial 6 F. A média de idades foi de 60,0 ± 11,5 anos, e a maioria era do sexo masculino (50,4%). As principais queixas foram dor lombar (65,8%) e mal-estar (32,0%). Em uma escala de zero a 10, o valor médio atribuído para a intensidade de dor lombar foi de 5,0 ± 4,2 e de 1,5 ± 2,7 para dor no local da punção. Pacientes que realizaram o procedimento pela via radial referiram ter mais dor no local da punção do que os que utilizaram a via femoral (26,8% vs. 52,2%; p = 0,01). No entanto, os pacientes abordados por via femoral relataram mais frequentemente dor lombar (69,8% vs. 30,4%; p < 0,01) e mal-estar (34,6% vs. 8,7%; p = 0,01).

Conclusões:

O desconforto predominante pós-punção femoral foi a lombalgia e, naqueles submetidos à punção radial, foi a dor no local da punção. Nossos achados remetem a recomendações para a prática clínica que promova a qualidade da assistência, como instituir medidas de conforto ao paciente, como o uso de coxins, mudança de decúbito, auxílio na deambulação e criação de um ambiente acolhedor.
Biblioteca responsável: BR44.1