Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cochlear Implant: the complexity involved in the decision making process by the family / Implante coclear: a complexidade envolvida no processo de tomada de decisão pela família / Implante Coclear: la complejidad comprendida en el proceso de la toma de decisiones por la familia

Vieira, Sheila de Souza; Bevilacqua, Maria Cecília; Ferreira, Noeli Marchioro Liston Andrade; Dupas, Giselle.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 22(3): 415-424, May-Jun/2014. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-714850

OBJETIVO:

compreender os significados atribuídos pela família às etapas do processo de tomada decisão para o implante coclear no filho.

MÉTODO:

pesquisa qualitativa, tendo o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados como referenciais teórico e metodológico, respectivamente. Instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada. Participaram do estudo nove famílias (32 participantes).

RESULTADOS:

déficit de conhecimento, dificuldades em contextualizar benefícios e riscos, e medo são alguns dificultadores desse processo. Experiências advindas das interações estabelecidas com profissionais de saúde, outros usuários de implante coclear e seus familiares fortalecem a tomada de decisão para o implante.

CONCLUSÃO:

decidir ou não pelo implante envolve um processo complexo, em que a família precisa pesar ganhos e perdas, vivenciar sentimentos de responsabilização e culpabilidade, além de superar a aversão aos riscos. Assim, demanda cauteloso preparo e conhecimento dos profissionais envolvidos nessa intervenção. .
Biblioteca responsável: BR1.1