Teste de provocação brônquica: comparação de um protocolo encurtado recomendado pela european respiratory society com um protocolo padronizado / Bronchoprovocation test: comparison of a shortened protocol recommended for european respiratory society with one standard protocol
Pulmäo RJ
; 11(2): 57-63, 2002. tab, ilus
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-715117
Biblioteca responsável:
BR674.1
RESUMEN
Introdução:
o objetivo deste estudo foi testar o protocolo encurtado de provocação brônquica, modificado, recomendado pela European Respiratory Society, comparando-o com outro considerado padrão.Métodos:
foram estudados 20 pacientes com sintomas respiratórios de tosse e/ou dispnéia nos quais o teste doi indicado. A técnica de provocação brônquica foi a de inalação de solução de metacolina, em etapas com concentrações crescentes, durante respiração espontânea. As concentrações de metacolina, no protocolo padrão, iniciam com 0,3mg/ml, dobrando-se, segudamente, até 16mg/ml. No protocolo encurtado, a diferença foi na dose inicial, de 0,25 à 1,0 mg/ml, na dependência das drogas usadas para controle dos sintomas.Resultados:
a incidência e a intensidade dos efeitos colaterais, assim como os resultados de PC20, foram iguais em ambos os protocolos. Valores médios de PC20 foram de 3,24 e 3,47 mg/ml respectivamente nos protocolos padrão e encurtado. O tempo total gasto para a realização do teste foi significamente inferior no encurtado, reduzindo o número de etapas.Conclusão:
concluímos que os protocolos, encurtado e padrão, mostraram resultados equivalentes, sendo o protocolo encurtado mais rápido.Palavras-chave
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Asma
/
Testes de Provocação Brônquica
/
Protocolos Clínicos
/
Cloreto de Metacolina
Tipo de estudo:
Guideline
/
Observational_studies
/
Risk_factors_studies
Limite:
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2002
Tipo de documento:
Article