Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risk factors associated with mental health issues in adolescents: a integrative review / Fatores de risco associados a problemas de saúde mental em adolescentes: revisão integrativa / Factores de riesgo asociados a problemas de salud mental en adolescentes: revisión integradora

Pinto, Agnes Caroline Souza; Luna, Izaildo Tavares; Sivla, Adna de Araújo; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Braga, Violante Augusta Batista; Souza, Ângela Maria Alves e.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 48(3): 555-564, 06/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-715715

Objetivo:

Identificar os fatores de risco associados a problemas de saúde mental de adolescentes.

Método:

Revisão integrativa realizada em quatro bases de dados, com publicações de 2007 a 2013. Os descritores Adolescente e Saúde Mental foram utilizados para a busca de artigos, adequados conforme as bases DeCS/MeSH.

Resultados:

Foram localizadas publicações em diferentes periódicos, em distintos campos do conhecimento, sendo as pesquisas quantitativas as mais frequentes. Os problemas em saúde mental foram categorizados em fatores individuais; fatores relacionados a drogas; fatores escolares; fatores familiares; fatores sociais; e fatores relacionados às DST/aids. A categoria mais abordada na literatura foram os fatores de risco relacionados ao próprio indivíduo, com 23 publicações.

Conclusão:

A revisão integrativa permitiu apontar questões importantes a serem abordadas em ações preventivas pelo profissional da saúde, inclusive o enfermeiro, para a criação de espaço que trabalhe com fatores condicionantes do risco de adolescentes aos agravos à saúde mental.
.
Biblioteca responsável: BR1.1