Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preceptorship in the perspective of comprehensive care: conversations with nurses / Preceptoría en la perspectiva de la integridad: hablando con enfermeros / Preceptoria na perspectiva da integralidade: conversando com enfermeiros

Rodrigues, Ana Maria Maia; Freitas, Consuelo Helena Aires de; Guerreiro, Maria das Graças da Silva; Jorge, Maria Salete Bessa.
Rev. gaúch. enferm ; 35(2): 106-112, 06/2014.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-716377
Objetivou-se compreender a preceptoria em Enfermagem nos campos de práticas e sua articulação com a integralidade do cuidado. Pesquisa de campo qualitativa, realizada em Fortaleza, Ceará, Brasil, de abril a junho de 2012. Foram entrevistados 20 preceptores nos campos de prática de três Instituições de Ensino Superior em três hospitais da rede pública estadual e uma unidade básica de saúde. A análise temática permitiu a apreensão do tema Preceptoria, na perspectiva da integralidade, e as categorias empíricas (des)integração do ensino serviço o distanciamento da academia; o acolhimento do estudante no campo de práticas; no campo, a rotina ensina; a integração ensino-serviço sob a ótica do preceptor. Os resultados apresentaram a integração ensino-serviço em situações de risco mediante o biologicismo e a lacuna entre instituições de ensino e os serviços de saúde, porém como, caminho de construção para as transformações necessárias, a consolidação do Sistema Único de Saúde. .
Biblioteca responsável: BR1.1