Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sports injuries and their risk factors in adolescents who practice swimming

Vanderlei, Franciele Marques; Rossi, Renata Claudino; Vanderlei, Luiz Carlos Marques; Netto Júnior, Jayme; Pastre, Carlos Marcelo.
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum ; 24(1): 73-79, 2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-717760

INTRODUÇÃO:

a natação é uma modalidade popular entre os adolescentes, no entanto, sua prática pode conduzir às lesões.

OBJETIVOS:

caracterizar as lesões desportivas e associá-las com fatores de risco em adolescentes praticantes de natação de diferentes níveis de competitividade.

MÉTODO:

foram entrevistados 251 nadadores, com média de idade de 12,43±2,10 anos, ambos os sexos, recrutados ao acaso, classificadas em três níveis competitivos categoria de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento. Foi utilizado o inquérito de morbidade referida adaptado com as características da natação como instrumento de coleta que continha informações pessoais e de treinamento dos voluntários, como idade, variáveis antropométricas e variáveis de treinamento e informações referentes às lesões ocorridas durante 12 meses. Todas as conclusões foram descritas no nível de 5% de significância.

RESULTADOS:

Foram observadas 0,11 lesões por atleta e 1,03 lesões por atleta lesionado. Foi constatada associação entre presença e ausência de lesão com a variável estatura e tempo de treinamento. O mecanismo causal mais frequente foi o sem contato para as categorias de iniciação e treinamento. Os locais anatômicos mais acometidos foram os MMII e MMSS para todos os níveis de competitividade, assim como a gravidade leve, o treinamento e a ausência de recidiva predominaram. O retorno assintomático foi mais frequente para a iniciação, enquanto que o retorno sintomático prevaleceu na categoria de treinamento.

CONCLUSÃO:

a taxa de lesão nos adolescentes nadadores foi baixa. As variáveis estatura e tempo de treinamento foram associadas à ocorrência dos agravos. As características das lesões dependeram do nível de competitividade dos nadadores...
Biblioteca responsável: BR67.1