Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil do paciente com intoxicação exógena por "chumbinho" na abordagem inicial em serviço de emergência / Profile of a patient with exogenous intoxication by "BBs" in the initial approach at an emergency service / Perfil del paciente con intoxicación exógena por raticidas en el abordaje inicial en servicio de emergencia

Dantas, Jacklyne Stroisner de Sousa; Uchôa, Sharliane Lemos; Cavalcante, Tatiana de Medeiros Colletti; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Caetano, Joselany Áfio.
Rev. eletrônica enferm ; 15(1): 54-60, jan.-mar. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-717887
Objetivou-se com este trabalho conhecer o perfil do paciente intoxicado por chumbinho admitido na emergência, descrevendo a abordagem inicial e o seu desfecho do mesmo, após o tratamento. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de pesquisa em prontuários de pacientes atendidos na emergência de um hospital no município de Fortaleza. As maiores ocorrências aconteceram com homens (52,8%), na zona urbana (95,7%), entre faixa etária de 18 a 28 anos (55,7%), em tentativas de autoextermínio (61,4%). No atendimento inicial, foram realizados monitorização dos sinais vitais, oximetria de pulso, passagem de sonda nasogástrica, lavagem gástrica, intubação endotraqueal, aspiração, oxigenoterapia, administração de carvão ativado e atropinização. A maioria dos casos precisou de internação (98,6%), destes, 68,5% tiveram cura confirmada. Em geral, os registros apresentavam-se incompletos, demonstrando a necessidade de preenchimento sistematizado. Conclui-se que a conduta adequada dos profissionais de saúde influenciará significativamente na inativação do toxicante, prevenindo complicações e mortalidade.
Biblioteca responsável: BR21.1