Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências essenciais de programas de assistência domiciliar para pacientes com acidente vascular cerebral / Essential competencies of the home care program for stroke patients / Competencias esenciales de programas de atención domiciliaria para pacientes con accidente cerebrovascular

Oliveira, Ana Railka de Souza; Costa, Alice Gabrielle de Sousa; Araujo, Thelma Leite de; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. eletrônica enferm ; 15(2): 317-325, abr.-jun. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-717914
O Programa de Atendimento Domiciliar agrega em suas atribuições inúmeras Competências Essenciais, tais como as propostas pela Agência de Saúde Pública do Canadá. Dessa forma, buscou-se avaliar a inserção dessas competências essenciais neste programa. Trata-se de um estudo transversal, realizado de janeiro a abril de 2010, com cuidadores e pacientes assistidos pelo programa. Utilizaram-se formulários e diário de campo para a coleta de dados e posteriormente buscou-se avaliar as atividades exercidas no âmbito das competências essenciais preconizadas. Assim, foi possível perceber que as atribuições exercidas pelo programa ainda se encontram aquém do que é almejado, haja vista a lógica biomédica empregada, que conduziu à implementação parcial de Competências Essenciais como Políticas de Saúde Pública; Planejamento e Implementação; Parceria, Colaboração e Apoio e Liderança. Tal fato denota a necessidade de maiores esforços governamentais e por parte dos profissionais envolvidos no programa com vistas à melhoria da atenção oferecida.
Biblioteca responsável: BR21.1