Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adaptação transcultural da Escala de Atitudes em Relação ao Ganho de Peso na Gestação / Cross-cultural adaptation of the Pregnancy and Weight Gain Attitude Scale

Oliboni, Carolina Marques; Galletta, Marco Aurelio Knippel; Francisco, Rossana Pulcineli Vieira; Alvarenga, Marle dos Santos.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 36(7): 320-327, 29/07/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-718387

OBJETIVO:

Apresentar a adaptação transcultural para o português da Escala de Atitudes em Relação ao Ganho de Peso na Gestação.

MÉTODOS:

Essa escala, que contém afirmações que expressavam diferentes atitudes de gestantes em relação ao seu próprio ganho de peso, foi desenvolvida para determinar se as atitudes em relação ao corpo afetariam o ganho de peso durante a gestação. Os procedimentos foram tradução, retrotradução, avaliação da compreensão, elaboração de versão final, aplicação da escala em 180 gestantes (média 29,6 anos e idade gestacional 25,7 semanas) e análise psicométrica.

RESULTADOS:

Constatou-se equivalência satisfatória entre as versões inglês-português e boa consistência interna (Alpha de Cronbach 0,7). A análise fatorial exploratória sugeriu quatro subescalas com variância total explicada de 51,4%.

CONCLUSÃO:

A escala se demonstrou válida e pode ser utilizada em estudos com gestantes no Brasil para avaliação de atitudes em relação ao ganho de peso e detecção e prevenção de comportamentos disfuncionais durante a gestação. .
Biblioteca responsável: BR1.1