Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Depressão em idosos hipertensos e diabéticos no contexto da atenção primária em saúde / Depression in elderly hypertensives and diabetics in the context of primary health care

Madeira, Thais Christina Sousa; Aguiar, Maria Isis Freire de; Bernades, Ariane Cristina Ferreira; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeira; Silva, Ruy Palhano; Braga, Violante Augusta Batista.
Rev. APS ; 16(4)dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-718794

Objetivo:

Determinar a prevalência de depressão em idosos com diagnóstico de hipertensão arterial e/ou diabetes, assistidos por equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa, realizado no período de outubro de 2010 a março de 2011, com 66 pacientes idosos com hipertensão arterial e/ou diabetes, atendidos em uma Unidade de Saúde, mediante aplicação da Escala Geriátrica de Depressão.

Resultados:

Verificou-se que 31,8% dos idosos tinham depressão, destes, 27,3% foram caracterizados tendo depressão leve (escore de 6 a 10 pontos) e 4,5% com depressão severa (escore de 11 pontos ou maior).

Conclusão:

Com base na alta prevalência de depressão nos idosos atendidos na atenção primária, fazem-se necessárias iniciativas para o diagnóstico e tratamento adequados da depressão nessa população, visando à melhoria da expectativa e qualidade de vida dos idosos.
Biblioteca responsável: BR378.1