Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise das propriedades psicométricas do APGAR de família com idosos do nordeste brasileiro / Analysis of psychometric properties of family APGAR with elderly in northeast Brazil

Silva, Maria Josefina da; Victor, Janaína Fonseca; Mota, Fernanda Rochelly do Nascimento; Soares, Edson Silva; Leite, Bruna Michelle Belém; Oliveira, Edmara Teixeira.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(3): 527-532, Jul-Sep/2014. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-719350
O objetivo do estudo foi analisar as propriedades psicométricas do APGAR de Família com amostra de 430 idosos do Município de Fortaleza-CE, Brasil. Foi avaliada a confiabilidade através do alfa de Cronbach, a validade de construto por análise fatorial exploratória (rotação varimax) e a validade de critério pela correlação entre APGAR de Família e características definidoras do diagnóstico de enfermagem processos familiares interrompidos. Os resultados demonstraram alfa de Cronbach 0,80 e coeficiente de discriminação entre 0,52 e 0,68. O valor do alfa de Cronbach com um dos itens suprimido variou de 0,73 a 0,78. A análise fatorial revelou unifatorialidade do instrumento. Validade de critério mostrou coeficiente de correlação de 0,76. O APGAR de Família em idosos do nordeste brasileiro mostrou-se confiável e válido para screnning. Entretanto, para implementação de intervenções, sugere-se emprego simultâneo de instrumentos que reúnam todas as dimensões de avaliação da funcionalidade familiar.
Biblioteca responsável: BR442.1