Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relação entre dados do nascimento e fatores de risco para doenças cardiovasculares em escolares / Relación entre datos de nacimiento y los factores de riesgo para enfermedad cardiovascular en colegiales / Relationship between birth data and risk factors for cardiovascular disease in students

Magalhães, Luis Fernando Beserra; Silva, Anna Klara Alves; Santos, Rossana Moura; Oliveira, Edina Araújo Rodrigues; Silva, Ana Roberta Vilarouca; Lima, Luisa Helena de Oliveira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(3): 948-957, jul.-set. 2014. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-719740

Objetivo:

investigar a relação entre os dados do nascimento e a presença de fatores de risco de doenças cardiovasculares em escolares no município de Picos – PI.

Método:

estudo descritivo do tipo transversal, realizado com 68 crianças de escolas públicas.

Resultados:

no estudo houve predomínio do sexo feminino (66,2%), pressão arterial sistólica com mediana de 100,0 mmHg e pressão arterial diastólica de 65,0 mmHg. Apenas a pressão arterial sistólica teve uma relação estatisticamente significante com o peso ao nascer e foi observado que as crianças que nasceram com menor peso obtiveram uma PAS mais elevada.

Conclusão:

faz-se preciso que o enfermeiro possa, nas consultas de puericultura, fazer uma avaliação dos fatores de risco de doenças cardiovasculares.
Biblioteca responsável: BR1208.1