Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento atual da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil): relato de caso / Current status of the Evidence-Informed Policy Network (EVIPNet) in Brazil: case report

Dias, Raphael Igor; Barreto, Jorge Otávio Maia; Souza, Nathan Mendes.
Rev. panam. salud pública ; 36(1): 50-56, Jul. 2014. ilus
Artigo em Português | LILACS, PIE | ID: lil-721543

OBJETIVO:

Apresentar e discutir a atuação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) no Brasil no ano de 2013, divulgando suas ações com vistas à promoção do uso de evidências científicas no processo de tomada de decisão, formulação e implementação de políticas de saúde.

MÉTODOS:

Foi empregada uma abordagem descritiva para apresentar e discutir as ações executadas pela EVIPNet Brasil. Foram apresentados os processos de capacitação, desenvolvimento de produtos e participações em eventos.

RESULTADOS:

Em 2013, 10 capacitações foram realizadas (quatro reuniões técnicas e seis oficinas), envolvendo 34 instituições e 193 participantes. Uma síntese de evidências para políticas de saúde foi revisada e republicada, e outras cinco encontravam-se em fase de desenvolvimento. Um diálogo deliberativo nacional foi conduzido. Foram publicados um artigo científico sobre a experiência do uso de políticas informadas por evidências, o primeiro Informe EVIPNet Brasil e dezenas de notícias em múltiplas plataformas sociais. A atuação da rede foi apresentada nacional e internacionalmente em palestras, conferências e mesas-redondas. O impacto da atuação da EVIPNet Brasil pode ser observado nos contextos nacional, estadual e municipal.

CONCLUSÕES:

O sucesso no desenvolvimento, implementação e monitoramento de políticas informadas por evidências depende de ações como as realizadas pela EVIPNet, que incluem capacitação de profissionais para contribuir na ampliação e consolidação da rede no país, criação de novos Núcleos de Evidências para estimular o uso do conhecimento científico nas decisões, produção de sínteses de evidências para políticas de saúde e organização de diálogos deliberativos.
Biblioteca responsável: BR1.1