Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiências dos familiares de pessoas com transtorno mental / Experiences of family members of people with mental disorders / Experiencias de familiares de personas con trastorno mental

Silva, Luana Idalino da; Martins, Álissan Karine Lima; Maia, Kariny Kelly de Oliveira; Oliveira, Francisca Bezerra de; Souza, Ângela Maria Alves e.
Rev Rene (Online) ; 15(2): 316-325, mar.-abr. 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-721858
Objetivou-se conhecer experiências de familiares de pessoas com transtorno mental em municípios de pequeno porte, no Alto Sertão Paraibano, Brasil. Pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realizada com 14 familiares. A coleta de dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2013, por meio da técnica história oral de vida guiada por roteiro semiestruturado de perguntas. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática. Os resultados evidenciaram um expressivo sofrimento e dificuldades dos familiares no cuidar do sujeito com transtorno mental, já que se sentem sozinhos, na maioria das vezes sem apoio familiar, político e profissional. A sobrecarga desses familiares foi evidenciada pelo surgimento de doenças crônicas, uso de medicações e separação conjugal. A melhoria dos serviços de saúde existentes e a formulação de políticas municipais poderão promover uma melhor qualidade de vida a esses sujeitos.
Biblioteca responsável: BR6.1