Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil / Assessment of the maternal self-efficacy for child diarrhea prevention / Evaluación de la autoeficacia materna para prevención de la diarrea infantil

Lopes, Taís Capistrano; Chaves, Anne Fayma Lopes; Joventino, Emanuella Silva; Rocha, Rebeca Silveira; Castelo, Ana Rita Pimentel; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev Rene (Online) ; 14(6): 1103-1111, nov.-dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-721913
O objetivo deste estudo foi avaliar a autoeficácia para prevenir diarreia infantil entre mães de crianças residentes em Quixadá-Ceará. Estudo descritivo, quantitativo, realizado em três Unidades Básicas de Saúde de Quixadá-CE, de março a maio de 2012. Foram entrevistadas 150 mães de crianças menores de cinco anos, utilizando-se um formulário sociodemográfico e a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil. Das crianças, 51,3% já haviam tido diarreia. Os itens que evidenciaram menor autoeficácia foram “eu sou capaz de evitar que meu filho coloque objetos sujos na boca” (10,2%), “eu sou capaz de lavar as verduras e frutas com hipoclorito de sódio ou água sanitária” (25,3%) e “Eu sou capaz de não oferecer para o meu filho a sobra de refeições anteriores” (25,3%). A maioria (89,0%) das mães apresentou baixa autoeficácia para prevenir diarreia infantil. Assim, a autoeficácia materna deve ser considerada para a prevenção da diarreia infantil.
Biblioteca responsável: BR6.1