Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da comunicação de eventos adversos na perspectiva de enfermeiros assistenciais / Analysis of the communication of adverse events under the perspective of assistant nurses / Análisis de la comunicación de eventos adversos en la perspectiva de enfermeros asistenciales

Leitão, Ilse Maria Tigre de Arruda; Oliveira, Roberta Meneses; Leite, Sarah de Sá; Sobral, Marina Castro; Figueiredo, Sarah Vieira; Cadete, Mariana Correia.
Rev Rene (Online) ; 14(6): 1073-1083, nov.-dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-721916
Estudo descritivo que objetivou analisar o processo de comunicação de eventos adversos no contexto hospitalar, sob a perspectiva de enfermeiros assistenciais. Os dados foram coletados em janeiro de 2013 em hospital público de Fortaleza-CE, Brasil. Aplicou-se entrevista semiestruturada a 37 enfermeiros, abrangendo questões norteadoras sobre comunicação/registro de eventos adversos. Constatou-se que existe comunicação de eventos adversos no serviço, porém há subnotificação e análise inadequada dos casos; os enfermeiros não foram unânimes na identificação dos documentos indicados para registro dos eventos; e prevalece a cultura punitiva nas situações que geram eventos adversos, evidenciada pelos relatos de práticas de repreensão e punição dos profissionais. Conclui-se que é necessário incentivar a comunicação adequada de eventos adversos no serviço, considerando o registro como indispensável no processo de comunicação organizacional, pois é fonte de dados para análise da ocorrência de eventos adversos e garante segurança ao paciente.
Biblioteca responsável: BR6.1