Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

TLR-2 and TLR-4 expression in monocytes of newborns with late-onset sepsis, / Expressão do TLR-2 e do TLR-4 em monócitos de recém-nascidos a termo com sepse tardia

Redondo, Ana C.C.; Ceccon, Maria E.J.R.; Silveira-Lessa, Ana L.; Quinello, Camila; Palmeira, Patrícia; Carvalho, Werther B.; Carneiro-Sampaio, Magda.
J. pediatr. (Rio J.) ; 90(5): 472-478, Sep-Oct/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-723164

Objetivos:

Analisar a expressão dos TLR-2 e TLR-4 em monócitos de recém-nascidos com sepse tardia.

Métodos:

Trata-se de um estudo prospectivo com 27 recém-nascidos a termo entre 8 e 29 dias de vida com diagnóstico clínico e laboratorial de sepse tardia dos quais dez (37%) apresentaram cultura positiva. As citocinas foram determinadas por teste de CBA em sangue periférico enquanto que a expressão e MFI (mediana de intensidade de fluorescência) dos TLR-2 e TLR-4 foi determinado por imunofenotipagem em monócitos de sangue periférico total através de análise pelo citômetro de fluxo BD FACSDiva. O grupo usado para comparação foi de adultos saudáveis.

Resultados:

Microrganismos foram identificados em 37% dos pacientes e estes juntamente com os pacientes com sepse clínica tiveram níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias (IL-8, IL-6, IL-1β) e de citocina anti-inflamatória (IL-10) corroborando o processo inflamatório/infeccioso. No monócito, a frequência de expressão do TLR-4 foi mais elevada (p = 0,01).

Conclusões:

Este estudo analisou a resposta imune inata no recém-nascido com sepse. Recémnascidos sépticos que dependem quase exclusivamente do sistema imune inato apresentaram pouca resposta in vivo na ativação de monócitos o que sugere uma resposta imune deficiente e maior susceptibilidade à infecção. .
Biblioteca responsável: BR1.1