Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Triplet pregnancies: perinatal outcome evolution / Evolução dos resultados perinatais em gestações triplas

Almeida, Patrícia; Domingues, Ana Patrícia; Belo, Adriana; Fonseca, Etelvina; Moura, Paulo.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 36(9): 393-397, 09/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-723268

OBJETIVO:

Avaliar a evolução obstétrica e os resultados perinatais das gestações triplas.

MÉTODOS:

Um estudo observacional prospectivo foi realizado em gestações triplas durante 16 anos num centro obstétrico terciário com apoio perinatal diferenciado. Foram realizadas avaliações dos fatores demográficos, de complicações obstétricas, da idade gestacional ao parto, do tipo de parto, peso do recém-nascido e resultado neonatal imediato por um período de 16 anos. A caracterização global da amostra foi realizada considerando os parâmetros listados. As variáveis ​​foram divididas em três grupos de acordo com o ano de ocorrência 1996-2000, 2001-2006, 2007-2011, e todos os parâmetros foram comparados.

RESULTADOS:

Das 33 gestações triplas incluídas, 72,7% resultaram de gravidezes induzidas. Exceto uma paciente, todas receberam corticosteroides pré-natal e cinco efetuaram tocolíticos. Todas as mulheres tiveram um parto pré-termo e não se observaram diferenças significativas na idade gestacional média ao parto nem no peso ao nascer ao longo do tempo. Houve três óbitos fetais. Os resultados neonatais imediatos não foram significativamente diferentes ao longo dos anos.

CONCLUSÃO:

Apesar dos avanços notáveis ​​em cuidados perinatais e neonatais, nenhum impacto perceptível nos resultados de gestações triplas foi verificado. Essas gestações devem ser evitadas devido ao grande risco de prematuridade e morbilidade dos recém-nascidos, tanto por limitação do número de embriões transferidos como por redução fetal. .
Biblioteca responsável: BR1.1