Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy / Construção e validação de cartilha educativa para alimentação saudável durante a gravidez / Construcción y validación de cartilla educativa para alimentación saludable durante el embarazo

Oliveira, Sheyla Costa de; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Fernandes, Ana Fátima Carvalho.
Rev. latinoam. enferm ; 22(4): 611-620, Jul-Aug/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-723290

OBJETIVO:

descrever processo de validação de cartilha educativa para alimentação saudável na gravidez com alimentos regionais.

MÉTODO:

estudo metodológico, desenvolvido em três etapas - construção de cartilha educativa, validação do material educativo por juízes e por gestantes. O processo de validação foi realizado por 22 juízes e 20 gestantes, selecionadas por conveniência. Considerou-se valor P igual ou superior a 0,85 para validação de concordância e pertinência da cartilha, segundo os seis itens do instrumento. O item Level Content Validity Index, no mínimo de 0,80, para validação de conteúdo.

RESULTADOS:

cinco itens foram considerados pertinentes pelos juízes. A média do item Level Content Validity Index foi de 0,91. As gestantes realizaram avaliação positiva. As sugestões foram acatadas e modificadas para versão final da cartilha.

CONCLUSÃO:

a cartilha educativa foi validada do ponto de vista de conteúdo e pertinência, devendo ser utilizada por enfermeiros para orientação sobre alimentação saudável na gravidez. .
Biblioteca responsável: BR1.1