Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ambulatório de psiquiatria infantil: prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes / Children’s psychiatric outpatient clinic: prevalence of mental disorders among children and adolescents / Ambulatorio de psiquiatría infantil: prevalencia de los trastornos mentales en niños y adolescentes

Machado, Claudemir Marcos; Luiz, Andreia Mara Angelo Gonçalves; Marques Filho, Altino Bessa; Miyazaki, Maria Cristina de Oliveira Santos; Domingos, Neide Aparecida Micelli; Cabrera, Eliana Márcia Sotello.
Psicol. teor. prát ; 16(2): 53-62, ago. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-725170
Este estudo teve como objetivo identificar a prevalência de transtornos mentais em pacientes atendidos em ambulatório de psiquiatria infantil, a partir da análise do livro de registros de atendimento (anos de 2009 e 2010) preenchido por médicos residentes e docentes. Foram analisados dados de 109 pacientes, com idade entre 4 e 20 anos (média 11,08 ± 3,24), sendo 85 do sexo masculino (77,98%). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (n = 59; 54,12%), retardo mental (n = 55; 50,45%) e transtorno de conduta (n = 34; 31,19%) foram os mais prevalentes. Para o sexo masculino, o mais prevalente foi transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, e, para o feminino, retardo mental. As comorbidades mais prevalentes foram retardo mental, transtorno de conduta, transtorno desafiador e de oposição, episódio depressivo e transtorno da ansiedade. A maioria dos pacientes era do sexo masculino, com transtornos externalizantes e comorbidades. Os dados reafirmam a relevância de programas preventivos na atenção primária, na comunidade e nas escolas.
Biblioteca responsável: BR85.1