Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes / Feelings arising out of motherhood: revelations of a group of pregnant women / Sentimientos derivados de la maternidad: revelaciones de un grupo de mujeres embarazadas

Leite, Mirlane Gondim; Rodrigues, Dafne Paiva; Sousa, Albertina Antonielly Sydney de; Melo, Laura Pinto Torres de; Fialho, Ana Virginia de Melo.
Psicol. estud ; 19(1): 115-124, jan.-mar. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-725548
Este estudo objetivou identificar os sentimentos revelados por um grupo de gestantes em dois momentos - ao descobrir a gravidez e no instante atual da gestação -, bem como identificar dificuldades ao longo deste processo. Participaram nove gestantes com idade entre 20 e 40 anos, as quais em sua maior parte eram primíparas e conviviam com o companheiro. Depois de formado, o grupo foi levado a participar de três encontros no primeiro se apresentou a proposta da pesquisa e as gestantes falaram dos sentimentos que as envolviam na atual gestação; o segundo encontro foi conduzido com base nos aspectos negativos relacionados à gestação identificados no primeiro encontro, encorajando as gestantes a falarem deste aspecto; e o terceiro encontro foi de encerramento do grupo e se sua avaliação pelas gestantes. Os resultados revelaram que o sentimento inicial era o de que as mulheres não desejavam a gravidez, por diversas razões, desencadeando sentimentos de tristeza, medo, culpa e ansiedade; mas estes sentimentos negativos se transformaram em sentimentos de alegria e satisfação, principalmente pelo resultado do exame de ultrassonografia e pela aceitação da gravidez pelo companheiro. Conclui-se que a formação do grupo das gestantes ofereceu acolhimento, interação das participantes e expressão significativa de suas emoções e foi uma oportunidade para revelar sentimentos e limitações/dificuldades, tanto individuais quanto coletivas.
Biblioteca responsável: BR513.1