Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing care in terminality: compliance with principles of bioethics / Atención de enfermería en la terminalidad: cumplimiento de los principios de bioética / O cuidar de enfermagem na terminalidade: observância dos princípios da bioética

Felix, Zirleide Carlos; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Costa, Solange Fátima Geraldo da; Lopes, Maria Emília Limeira; Oliveira, Regina Célia de; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Rev. gaúch. enferm ; 35(3): 97-102, Sep/2014.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-725738
Objetivou-se investigar a observância dos princípios da bioética por enfermeiros ao cuidar de pacientes na terminalidade. Pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, desenvolvida na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário, do nordeste do Brasil, com quinze enfermeiros. A coleta de dados foi realizada entre março e julho de 2013, por meio de um formulário. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo, emergindo a seguinte categoria temática respeito aos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça ao cuidar do paciente na terminalidade. Os enfermeiros participantes do estudo valorizaram tais princípios ao cuidar de pacientes em fase terminal, o que reflete o compromisso ético desses profissionais na prática do cuidar em enfermagem. Ressalte-se que os princípios da bioética devem nortear a assistência de enfermagem ao ser humano em todo o seu ciclo vital.
Biblioteca responsável: BR1.1