Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Occupational low back pain in nursing workers: massage versus pain / Lumbalgia ocupacional en trabajadores de enfermería: masaje versus dolor / Lombalgia ocupacional em trabalhadores de enfermagem: massagem versus dor

Borges, Talita Pavarini; Kurebayashi, Leonice Fumiko Sato; Silva, Maria Júlia Paes da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 48(4): 670-676, 08/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-725776

Objetivo:

Avaliar a eficácia da massagem para diminuição de lombalgia ocupacional em trabalhadores da equipe de Enfermagem de um Pronto-Socorro.

Método:

Ensaio clínico randomizado, com utilização do Questionário sociodemográfico/morbidade e Escala Numérica de Dor. Foram randomizados 45 sujeitos aleatoriamente em grupo intervenção (G1-Massagem por acupressão), grupo placebo (G2 – aplicação do Laser Arseneto de Gálio 904nm desligado) e controle (G3-sem intervenção).

Resultados:

O principal fator desencadeante, como também de piora da lombalgia, foi a manipulação do paciente, ambos com 34,9% de prevalência. O principal tratamento anterior à pesquisa para lombalgia foi o uso de medicações, com 44,2%. Segundo Análise de Variância, somente o G1, conseguiu diferença estatística significativa, com melhor resultado após 12 sessões. A massagem conseguiu um efeito enorme (d=4,59), correspondente a 86% de redução dos níveis de dor.

Conclusão:

A massagem foi eficaz para diminuir a lombalgia ocupacional desses trabalhadores de Enfermagem.
.
Biblioteca responsável: BR1.1