Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Insulinoterapia: conhecimento e práticas utilizadas por portadores de diabetes mellitus tipo 2 / Insulin therapy: knowledge and practices used by patients with type 2 diabetes mellitus / Insulina: conocimientos y prácticas utilizadas por personas con diabetes mellitus tipo 2

Diógenes, Maria Albertina Rocha; Souza, Ana Karen Pereira de; Cavalcante, Izabela Peixoto; Lopes, Lúcia Claudiana Oliveira; Rebello, Matilde Maria Campos Barroso.
Rev. enferm. UERJ ; 20(2,n.esp): 746-751, dez. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-727470
Objetivou-se identificar o nível de conhecimento e práticas sobre insulinoterapia em usuários com Diabetes Mellitus tipo 2. Estudo descritivo, desenvolvido com 55 sujeitos de uma instituição de referência em Diabetes e Hipertensão, em Fortaleza-CE, de agosto a outubro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que 78,2% realizavam a autoaplicação; 56,4% a assepsia da borracha do frasco de insulina e 40% o agitavam intensamente; 85,5% não realizavam a injeção de ar no frasco para facilitar a saída do líquido. A seringa era reutilizada por 98,2% dos usuários, 63,6% a armazenavam em recipiente fechado e 34,5% na porta da geladeira. Acerca do descarte de seringas, 83,63% o faziam no lixo domiciliar. Verificou-se que os usuários pesquisados necessitavam de orientações e monitoramento mais eficazes pelos profissionais de saúde, a fim de evitar comprometimento do controle da doença.
Biblioteca responsável: BR1366.1