Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trabalho interdisciplinar na estratégia saúde da família: enfoque nas ações de cuidado e gerência / Interdisciplinary work in the family health strategy: focus on care and management / Trabajo interdisciplinario en la estrategia salud de la familia: enfoque en las acciones de cuidado y gerencia

Silva, Lucilane Maria Sales da; Fernandes, Marcelo Costa; Mendes, Ellen Pereira; Evangelista, Nathanny Carvalho; Torres, Raimundo Augusto Martins.
Rev. enferm. UERJ ; 20(2,n.esp): 789-794, dez. 2012.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-727477
Objetivou-se analisar o trabalho das diversas categorias profissionais que atuam na estratégia saúde da família, com ênfase nas ações de cuidado e gerência. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em duas unidades de saúde da família de Fortaleza-CE, Brasil, em 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, com 13 trabalhadores da equipe interdisciplinar das unidades e analisados pela técnica de análise de conteúdo. As ações de cuidado eram comuns na prática profissional da equipe, porém o enfermeiro desenvolvia ações de gerenciamento, além das práticas de cuidado. O cuidado era influenciado pelo modelo tradicional de assistência à saúde. É fundamental sensibilizar profissionais da estratégia saúde da família a buscarem a articulação entre ações de cuidado e de gerência na atenção básica, como também a ruptura com o modelo tradicional de assistência à saúde.
Biblioteca responsável: BR1366.1