Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome metabólica e fatores de risco cardiovascular associado à gordura corporal em crianças / Metabolic syndrome and cardiovascular risk factor associated body fat in children

Ferreira, Aparecido Pimentel; Ferreira, Cristiane Batisti; Nóbrega, Otávio de Toleto; França, Nanci Maria de.
Rev. bras. ciênc. mov ; 17(1): 1-22, jan.-mar. 2009. tab, graf, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-727880

Objetivo:

verificar a presença da síndrome metabólica e dos fatores de risco cardiovasculares em crianças, bem como verificar sua associação com o excesso de gordura corporal.

Métodos:

Foi estudado 109 crianças (55 obesas, 23 sobrepesadas e 31 eutróficas). O estado nutricional das crianças foi definido baseado nas tabelas de IMC/idade do CDC. Os fatores de riscos cardiovasculares foram definidos da seguinte forma obesidade (IMC > Percentil 95), hipertensão (sistólica ou diastólica ≥ Percentil 95 ajustado para a estatura, idade e sexo), triglicerídeos ≥ 110 mg/dl, HDL ≤ 38 mg/dl, glicemia ≥ 100 mg/dl.

Resultados:

A prevalência da síndrome metabólica foi maior nas meninas. As crianças obesas apresentaram maiores valores antropométricas e fisiológicos comparados com as crianças sobrepesadas e com peso normal. A circunferência da cintura apresentou altas associações com a insulina plasmática, resistência à insulina e a pressão arterial.

Conclusão:

O presente estudo mostrou que o excesso de gordura corporal tem um significante papel no desenvolvimento dos fatores de riscos cardiovasculares e na síndrome metabólica nas crianças.
Biblioteca responsável: BR1552.1