Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuspal deflection of directly or indirectly restored teeth / Deflexão cuspídea de dentes restaurados direta ou indiretamente

Rocha, Daniel Maranha da; Silva, João Maurício Ferraz da; May, Liliana Gressler; Araújo, Maria Amélia Máximo; Di Nicoló, Rebeca; Rocha, João Carlos.
Braz. dent. sci ; 16(4): 34-40, 2013. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO | ID: lil-728097

Objetivo:

O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de medidores de tensão, a deflexão cuspídea sofrida por dentes restaurados, direta e indiretamente, com resinas compostas e diferentes materiais de base. Material e

Métodos:

Para o preparo dos corpos-de-prova (CP) foram utilizados 28 dentes pré-molares humanos íntegros, extraídos por razões ortodônticas que tiveram suas raízes embutidas em poliuretano de densidade semelhante a do osso e suas raízes recobertas por um espaçador visando simular o espaço referente ao ligamento periodontal. Na etapa seguinte os dentes receberam preparos cavitários do tipo mésio-ocluso-distais amplos e então restaurados direta e indiretamente com resina composta e dois diferentes materiais de base/forramento, resina flow e cimento de ionômero de vidro. Para a realização das medidas de deflexão das cúspides foram utilizados extensômetros lineares elétricos colados à face lingual de cada dente e submetidos a uma carga de 50 N aplicada por uma ponta romba de diâmetro de 3,0 mm, que promoveu compressão simultânea nas vertentes triturantes das cúspides vestibular e lingual, numa máquina universal de ensaios.

Resultados:

Foi realizado o teste de Kruskall-Wallis (5%) de significância e não foram encontradas diferenças estatísticamente significantes entre os grupos (G1 – 1250; G2 = 1075; G3 = 1279; G4 = 937).

Conclusão:

Pode-se concluir que o tipo de restauração bem como o tipo de base empregados nesse estudo não alteram a deflexão cuspídea dos dentes com restaurações amplas.
Biblioteca responsável: BR243.1