Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A cultura no cuidado familiar à criança vítima de queimaduras / The culture in the familiar care to a child victim of burn / La cultura en el cuidado de la familia de los niños víctimas de quemaduras

Brito, Maria Eliane Maciel de; Damasceno, Ana Kelve de Castro; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza.
Rev. eletrônica enferm ; 12(2): 321-325, abr.-jun. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-728606
O cuidado de enfermagem à criança queimada está diretamente relacionado à aceitação da família, tendo os pais como parceiros e informantes das condições de saúde da vítima. Objetivou-se compreender como as crenças, valores e estilo de vida das famílias influenciam no cuidado de crianças vítimas de queimaduras internadas em um Centro de Tratamento de Queimados. Pesquisa etnográfica realizada em um Hospital de Urgência e Emergência, em Fortaleza, Ceará, no período de abril a agosto de 2008,na qual a coleta e a análise dos dados se embasaram na Etnoenfermagem. Na ordenação e análise dos dados adotaram-se as seguintes etapas coleta de descritos e documentos; agrupamento dos dados; análise contextual de temas principais; descobertas de pesquisa; formulações teóricas e recomendações. Das análises surgiram três categorias A criança é muito danada;A gravidade da situação; Ter mais cuidado.Conforme o estudo durante a internação, as mães, apesar de possuírem seus conhecimentos culturais, aprenderam muito, tinham muitas dúvidas e refletiram sobre o próprio cuidado com seus filhos.É,pois, imprescindível que o enfermeiro utilize estratégias que inerentes à cultura familiar com vistas a cuidar de forma individualizada, criando vínculos com essas crianças e família.
Biblioteca responsável: BR584.1