Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Casos de tuberculose notificados no SINAN / Casos de tuberculosis reportados en SINAN / Tuberculosis cases reported in SINAN

Vieira, Alcivan Nunes; Fernandes, Amélia Carolina Lopes; Lima, Deivson Wendell da Costa; Oliveira, Georges Willeneuwe de Sousa; Lima, Lais Cristina Da Silva; Oliveira, Luana Kátia Santos.
Rev. baiana saúde pública ; 37(4)out.-dez. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-728993
O objetivo deste estudo foi avaliar os casos de tuberculose notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Foi realizada pesquisa descritiva e documental com abordagem quantitativa; a partir dos dados das fichas do SINAN, do período de 2008 a 2010. Os dados foram analisados a partir do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) for Windows, versão 16.0. Foi observado que existe uma predominância na ocorrência da tuberculose para o sexo masculino (63,6% das notificações); quanto à idade, 38,6% dos casos estavam na faixa etária de 40 a 59 anos. Quanto à procedência, 87,7% dos pacientes residiam na zona urbana do município; em 23,7% dos casos a escolaridade registrada é da 1ª à 4ª série do ensino fundamental; 93,7% das notificações correspondem à tuberculose em sua forma pulmonar; 78,5% são de casos novos. Os exames diagnósticos mais realizados foram a radiografia do tórax e a baciloscopia de escarro; a sorologia de HIV foi solicitada em 51% dos casos. Conclui-se que essa doença acomete principalmente o adulto jovem, da zona urbana e com baixa escolaridade. O perfil da tuberculose evidencia a necessidade de diversificar as ações de prevenção e controle no nível local.
Biblioteca responsável: BR15.1