Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação em saúde para prevenção das doenças cardiovasculares: experiência com usuários de substâncias psicoativas / Health Education for Prevention of Cardiovascular Diseases: experience with psychoactive substances users

Abreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante de; Sousa, Aline Miranda; Dias, Lara Martins; Almeida, Gilson Holanda; Diógenes, Maria Albertina Rocha; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Espaç. saúde (Online) ; 15(3): 13-21, jul/set. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-730164
Objetivou-se identificar as percepções de usuários de substâncias psicoativas sobre os fatores de risco cardiovasculares e sua relação com o uso de drogas. Foram selecionados 44 sujeitos que participaram das atividades grupais sobre prevenção das doenças cardiovasculares. Após as atividades, os participantes foram entrevistados individualmente para se aferir a importância do trabalho realizado. Os dados foram tratados segundo o método de análise de conteúdo de Bardin. Eles permitiram a organização de categorias temáticas. A atividade proporcionou interação entre sujeitos, diminuição do sentimento de solidão e ocupação do tempo. As falas comprovaram o pouco conhecimento dos participantes sobre o que as drogas podem causar ao sistema cardiovascular. Percebeu-se o interesse pela continuidade dos cuidados com a saúde instigados pelos conceitos aprendidos na atividade educativa. Os resultados ratificam a importância da atividade educativa e permitem inferir que a experiência poderia ser replicada com outras populações.
Biblioteca responsável: BR512.1