Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fisioterapia e núcleo de apoio à saúde da famí­lia: um estudo sob a ótica dos gestores, profissionais e usuários de saúde da famí­lia / Physiotherapy and support center for family health: study from the perspective of family health managers, professionals, and users

Souza, Marcio Costa de Souza; Bomfim, Aline Santana; Souza, Jairrose Nascimento; Vilela, Alba Benemérita Alves; Franco, Túlio Batista.
Rev. APS ; 17(2)maio 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-730219
Este estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica dos gestores, profissionais e usuários da estratégia saúde da fa- mília, a atuação do fisioterapeuta no NASF.

Metodologia:

Apresenta uma abordagem qualitativa numa perspectiva histórico-social. Foram entrevistados 14 indivíduos por meio de entrevista semiestruturada. Os entrevistados fo- ram divididos em três grupos o grupo I foi composto por Gestores, o grupo II, por Profissionais de Saúde e o grupo III, por Usuários. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. Assim, foi construída a categoria denominada Resolutividade, tendo dois núcle- os de sentido oferta/demanda e percepção dos usuários quanto à solução do seu problema de saúde.

Resultados:

O fisioterapeuta, quando inserido no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, precisa enfrentar os problemas que aportam ao serviço de saúde, tendo como eixos direcio- nadores o exercício de sua autonomia profissional, o de- senvolvimento de intervenções criativas, o vínculo com a coletividade, levando em consideração os direitos do usu- ário, as opções tecnológicas disponíveis e as necessidades da comunidade de pertencimento. Conclusão Percebe-se uma necessidade de participação efetiva da Fisioterapia nos projetos terapêuticos que atendem a população.
Biblioteca responsável: BR378.1