Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem na prevenção de infecções em unidade de terapia intensiva / Sistematización de la enfermería en la prevención de infecciones en la unidad de cuidados intensivos / Systematization of nursing in preventing infections in intensive care unit

Fernandes, Amélia Carolina Lopes; Lima, Deivson Wendell da Costa; Lima, Lais Cristina da Silva; Oliveira, Luana Kátia Santos; Vieira, Alcivan Nunes.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 6(4): 1580-1589, out.-nov. 2014.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-733496

Objetivo:

Esta pesquisa objetivou identificar possíveis interfaces entre a sistematização da assistência de enfermagem e a prevenção de infecções em uti.

Método:

foi realizada por meio de observação direta da realidade, em uma unidade de terapia intensiva, no estado do Rio Grande do Norte. No contexto estudado, por vezes, a SAE foi realizada, desconsiderando as especificidades de cada paciente, em se tratando da prevenção de infecções. Durante a admissão no setor e na elaboração do histórico do paciente, os fatores de risco individuais para a ocorrência de infecções não foram pesquisados.

Resultados:

durante a realização do exame físico e do plano de cuidados, alguns princípios de assepsia não foram respeitados. A SAE na UTI estudada é incipiente e suas etapas atendem mais às rotinas institucionais do que às necessidades de cuidado dos pacientes.

Conclusão:

é possível articular a SAE à prevenção e controle de infecções, agregando-a ao cuidado de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1208.1