Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulheres portadoras de Câncer de Colo de Útero: percepção da assistência de enfermagem / Mujeres portadoras del Cáncer Del Cuello Uterino: percepción de la asistencia de enfermería / Women with Uterine Cervical Cancer: perception of nursing care

Salimena, Anna Maria Oliveira; Oliveira, Marcella Thamirys Leles de; Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 4(1): 909-920, jan.-abr.2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-733750
Estudo de natureza qualitativa com objetivo de conhecer a percepção da mulher acometida pelo câncer de colo uterino sobre a assistência de enfermagem no itinerário do tratamento. Utilizou-se como cenário um hospital da Zona da Mata Mineira especializado em tratamento do câncer. Teve como sujeitos nove mulheres entrevistadas nos meses de março e abril de 2013, que expressaram suas percepções, frente às indagações Como você percebeu o cuidado de enfermagem prestado pelo enfermeiro na Atenção Básica, na Atenção Especializada e no Hospital; Quais os cuidados de Enfermagem mais a ajudaram durante todo o processo de tratamento. Da análise compreensiva emergiram os significados Assistência de enfermagem (não) reconhecimento e a (não) importância; Assistência no tratamento da doença na Atenção Primária, Secundária e Terciária; Dificuldades para diagnósticos precisos e rápidos; Crenças para o enfrentamento da doença. Evidenciou-se que o papel do enfermeiro está muito além da realização de cuidados à mulher em sua internação ou tratamento ambulatorial, pois este cuidado faz parte da rede de apoio e confiança desde o recebimento do diagnóstico. Percebeu-se ainda que as mulheres muitas vezes recebem o diagnostico tardiamente e o apoio das crenças no curso do tratamento.
Biblioteca responsável: BR1259.1