Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos do exercício físico sobre os níveis de estresse em vestibulandos de Teresina-PI / Effects of physical exercise on the stress levels of high school students of Teresina-PI

Araújo, Marcia Cristiane; França, Nanci Maria de; Madeira, Francilene Batista; Júnior, Irineu de Sousa; Silva, Glauber Castelo Branco; Silva, Erika da Fonseca Reis; Prestes, Jonato.
Rev. bras. ciênc. mov ; 20(3): 14-26, 2012.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-733996
A realização do exame vestibular pode desencadear alguns sintomas psicossomáticos em adolescentes. Para que esses sintomas sejam controlados, algumas medidas como o uso de fármacos, alimentação e a atividade física são utilizados. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do programa de exercício físico (PEF) moderado sobre os níveis de estresse de vestibulandos, além de identificar a fase e sintomas do estresse predominantes e analisar o nível de cortisol salivar. Após estimar a prevalência do NAF e do estresse da população de estudantes (n= 141) do 3º ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de Teresina, selecionou-se a amostra com todos os escolares insuficientemente ativos e estressados, composta por 71 estudantes com idade entre 17 e 18 anos, de ambos os sexos, randomizados em grupo experimental (GE) n = 39 e grupo controle (GC) n = 32. Foram empregados os instrumentos Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-versão curta), Escala de Stress para Adolescentes (ESA) e kit Salivette® para coleta da saliva. O GE participou de um PEF de intensidade moderada (66% a 74% da FCmax), durante dez semanas, com frequência de duas sessões semanais de 60 minutos. Na amostra pré-experimento, a fase e os sintomas de estresse predominantes foram quase exaustão e psicológicos, respectivamente. No pós-experimento houve aumento de 59% na ausência de fases e sintomas do GE e de 34,4% na fase de exaustão do GC. Nas concentrações de cortisol, observou-se diferença significativa entre GE e GC após intervenção com o PEF (p<0,001). Conclui-se, portanto, que o exercício físico de intensidade moderada foi capaz de reduzir os níveis de estresse percebido e de cortisol nessa amostra de estudantes.
Biblioteca responsável: BR1552.1