Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A permanência no mundo do trabalho de profissionais de enfermagem com possibilidade de aposentadoria / The permanence in the world of labor of nursing staff with the possibility of retirement / La permanencia en el mundo del trabajo de los profesionales de enfermería con la posibilidad de jubilación

Pires, Ariane da Silva; Ribeiro, Liana Viana; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Sá, Claúdia Maria da Silva; Gonçalves, Francisco Gleidson de Azevedo; Santos, Déborah Machado dos.
Ciênc. cuid. saúde ; 12(2): 338-345, abr.-jun. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-735594
Pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, cujo objeto tratou dos motivos da permanência do trabalhador de enfermagem nas atividades laborais, apesar da possibilidade de aposentadoria.

Objetivo:

identificar e analisar os motivos que contribuem para a permanência destes profissionais no mundo do trabalho. Os sujeitos foram 17 profissionais de enfermagem, dentre estes oito enfermeiros e nove técnicos de enfermagem. A coleta ocorreu de janeiro a março de 2012, por meio da entrevista semiestruturada. A técnica de tratamento dos dados foi à análise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que a questão econômica é o principal influenciador para manutenção desses profissionais no mundo do trabalho, seguido do fato de apreciarem o ambiente laboral e as atividades que desempenhavam nesse ambiente. Apreendeu-se também que utilizavam a ocupação laboral como estratégia contra a ociosidade e a monotonia do espaço doméstico. Concluiu-se que os sujeitos apresentavam uma percepção positiva acerca do trabalho e não consideraram a aposentadoria como uma perspectiva de vida.
Biblioteca responsável: BR21.1