Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Finitude e a doação de órgãos na visão dos enfermeiros: estudo descritivo / Finitud y la donación de órganos en la visión de los enfermeros: estudio descriptivo / Death and organ donation from the point of view of nurses: a descriptive study

Virginio, Bárbara Cristina de Aguiar Ernesto; Escudeiro, Cristina Lavoyer; Christovam, Bárbara Pompeu; Silvino, Zenith Rosa; Guimarães, Tereza Cristina Felippe; Oroski, Graciele.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 13(1): 92-101, 2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-735664
Descrever a visão dos enfermeiros acerca da finitude no processo de doação de órgãos em unidade de terapia intensiva de um hospital transplantador.

Método:

Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com quinze enfermeiros de terapia intensiva. Utilizou-se o software Alceste no tratamento dos dados, do qual emergiu a categoria dimensão ontológica do cuidado frente à finitude no processo de doação e captação de órgãos.

Resultados:

Os enfermeiros vivenciam em sua prática uma dialética entre a ação da doação e o lidar com a finitude através do cuidado de enfermagem prestado ao potencial doador e família. Discussão O processo de finitude confronta-se com limitações no cotidiano, onde os enfermeiros apresentam dificuldades em lidar com o incógnito, o medo diário de lutar contra a realidade da morte.

Conclusão:

Há necessidade de repensar/rever conceitos, a formação e desmitificar verdades institucionais no lidar com o desconhecido...
Biblioteca responsável: BR1342.1