Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acesso dos usuários aos serviços de saúde na estratégia saúde da família: percepção dos enfermeiros / Users' access to health care in the family health strategy: perception of nurses

Chagas, Maristela Inês Osawa; Farias, Clarissa de Maria Tomás; Teófilo, Fiama Kécia Silveira; Cavalcante, Ana Suelen Pedroza.
Rev. APS ; 17(3)set. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-737669
A universalidade e a garantia de acesso por meio dos cuidados primários de saúde têm sido preconizadas em vários países do mundo como forma de se alcançar maior equidade e satisfação das expectativas dos usuários em relação aos serviços de saúde. O estudo objetiva conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o acesso aos serviços dispensados aos usuários de um Centro de Saúde da Família (CSF), em Sobral ? CE. As informações foram coletadas através de questionário aberto, contendo questões referentes à caracterização dos informantes e à percepção dos sujeitos acerca da qualidade do acesso dos usuários aos serviços oferecidos pela Unidade. Para análise, recorreu-se a técnica da análise temática cujas informações foram organizadas e discutidas à luz da literatura pertinente. Entre os principais resultados, destaca-se que há deficiência no que diz respeito à demora na marcação de consultas especializadas, à falta constante de medicamento e ao número excessivo de famílias distribuídas por equipe multiprofissional. Percebe-se que prevalece a procura por tratamentos menos complexos e que a maioria dos problemas pode ser resolvida na própria unidade de saúde. Fica evidente que os problemas encontrados dificultam e limitam o acesso dos usuários a serviços de saúde de qualidade.
Biblioteca responsável: BR378.1