Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autonomia e cogestão na prática em saúde mental: o dispositivo da gestão autônoma da medicação (GAM) / Autonomy and co-management in mental health practice: the autonomous medication management device (AMM)

Passos, Eduardo; Palombini, Analice de Lima; Campos, Rosana Onocko; Rodrigues, Sandro Eduardo; Melo, Jorge; Maggi, Paula Milward; Marques, Cecília de Castro e; Zanchet, Lívia; Cervo, Michele da Rocha; Emerich, Bruno.
Aletheia ; (41): 24-38, maio-ago. 2013.
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: lil-740988
O artigo aborda a articulação entre autonomia e cogestão nas práticas em saúde mental no Brasil, baseado em estudo multicêntrico. Tal estudo objetivou a elaboração do Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (Guia GAM-BR), com base na tradução e adaptação do Guia GAM desenvolvido no Quebec - instrumento dirigido a pessoas com transtornos mentais graves. Uma primeira versão do Guia GAM traduzida e adaptada ao contexto brasileiro foi utilizada em Grupos de Intervenção (GI) com usuários de serviços de saúde mental nos campos da pesquisa. A construção da versão final do Guia GAM brasileiro incluiu as modificações propostas pelos GI em cada campo, debatidas em reuniões multicêntricas com a participação de pesquisadores, trabalhadores e usuários integrantes dos GI. No curso da pesquisa, a estratégia GAM assumiu o desafio de propor-se como prática cogestiva, compatibilizando exercício da autonomia, direito e protagonismo dos usuários com o funcionamento e cultura organizacional das instituições de saúde mental.(AU)
Biblioteca responsável: BR85.1