Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Instruments of health literacy used in nursing studies with hypertensive elderly / Instrumentos para evaluar el letramiento en salud de ancianos con hipertensión / Instrumentos de letramento em saúde utilizados nas pesquisas de enfermagem com idosos hipertensos

Machado, Ana Larissa Gomes; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Cavalcante, Tahissa Frota; Araújo, Thelma Leite de; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Rev. gaúch. enferm ; 35(4): 101-107, Dec/2014. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-742001
Objetivou-se analisar as pesquisas de enfermagem quanto aos instrumentos utilizados para avaliar o letramento em saúde de idosos hipertensos. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL, Scopus e Cochrane em junho de 2013, com artigos de pesquisa completos, realizados por enfermeiros, disponíveis eletronicamente e que avaliaram o letramento em saúde de idosos com hipertensão. Foram selecionados oito estudos para análise, e quatro instrumentos diferentes foram utilizados nas pesquisas. Os instrumentos resultaram de pesquisas metodológicas e apresentaram em comum a avaliação da habilidade do idoso em relação à leitura, numeração, pronúncia e reconhecimento de alguns termos de saúde. As pesquisas de enfermagem analisadas evidenciaram lacunas no cuidado para avanço na participação do paciente nas tomadas de decisão, e os instrumentos utilizados para mensuração do letramento em saúde apresentam limitações, não existindo um padrão-ouro.
Biblioteca responsável: BR1.1