Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidar humanizado: descobrindo as possibilidades na prática da enfermagem em saúde mental / Cuidado humanizado: descubriendo las posibilidades en la práctica de la enfermería en salud mental / Humanized care: discovering the possibilities in the practice of nursing in mental health

Oliveira, Lucidio Clebeson de; Silva, Richardson Augusto Rosendo da; Medeiros, Maria Neucivânia de; Queiroz, Johny Carlos de; Guimarães, Jacileide.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(1): 1774-1782, jan.-mar. 2015.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-742415

Objetivo:

Identificar o cuidado humanizado como instrumento da reorganização da prática de enfermagem em saúde mental.

Método:

pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, desenvolvida com os enfermeiros de um hospital de saúde mental de Mossoró-RN. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, a coleta foi realizada na própria instituição e aplicou-se a análise temática de conteúdo proposta por Minayo.

Resultados:

os entrevistados entendem que a humanização significa cuidar das pessoas, coletivamente, com responsabilidade, compromisso e ética, ajudando-as a vencer suas limitações. Fundamentam-se na concepção da Reforma Psiquiátrica enquanto movimento, o qual trouxe ganhos significativos para o novo enfoque da saúde mental, em que a filosofia da humanização pode contribuir para uma assistência de enfermagem eficaz e resolutiva.

Conclusão:

é estar aberto às críticas e poder fazer o trabalho em equipe com equilíbrio e comprometer-se com a redefinição das políticas de assistência à pessoa com transtorno mental...
Biblioteca responsável: BR1208.1