Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A "nova classe média": repercussões psicossociais em famílias brasileiras / The "new middle class": Psychosocial repercussions on brazilian families / La "nouvelle classe moyenne": les répercussions psychosociales chez les familles brésiliennes / La "nueva clase media": repercusiones psicosociales en familias brasileñas

Saraiva, Luís Fernando de Oliveira; Rezende, Joyce Cristina de Oliveira; Reis, João Victor de Souza; Inácio, Márcio Dionizio; Schucman, Lia Vainer.
Psicol. USP ; 26(1): 52-61, Jan-Apr/2015.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-744546
O presente artigo, em uma abordagem ensaística, tem como objetivo analisar efeitos psicossociais na constituição de modos de subjetivação e em famílias a partir da emergência daquilo que vem sendo nomeado de a "nova classe média brasileira". Para isto, primeiramente foi feita revisão bibliográfica de como a sociologia, economia e antropologia vem conceituando e caracterizando esta nova classe social, considerando que não há estudos acerca desse tema na Psicologia. A partir do diálogo com fontes midiáticas, buscou-se pensar como vem sendo operada a construção de um "estilo de vida" marcado pela tentativa de planejamento do futuro, consumo e meritocracia. Tais características mostram-se importantes formas de aproximação com a classe média tradicional. Por fim, buscou-se entender como famílias vêm vivenciando tais mudanças em seu cotidiano, organização e relações.
Biblioteca responsável: BR85.1